Pular para o conteúdo principal

Deus nunca se cansa de perdoar

24º Domingo do Tempo Comum




Queridos irmãos, olhemos com atenção e cuidado para a liturgia deste final de semana.

Em todos os momentos e personagens bíblicos somos encontrados, num aspecto ou noutro. O fato é que Deus constantemente nos chama a viver a felicidade completa. Ele é Deus de ternura e de bondade, nunca se cansa de perdoar e oferece o seu perdão a todos, convidando, em especial, os pecadores a entregar-se confiantes em sua misericórdia.


Ídolos e abandonando Deus…

Chamemos de primeiro personagem: Encontramos na Leitura do livro do êxodo, Deus que diz a Moisés que o povo se corrompeu fazendo ídolos e abandonando-O.

Sou eu mesmo, é você que por vezes por não ter as coisas como gostaríamos vamos longe de Deus buscar o poder e o prazer.

Nenhum desses irmãos, poder e prazer, são proibidos. Eles nos são lícitos se estamos em Deus. O poder como serviço a Deus e ao próximo, o prazer quando atende nossas necessidades básicas.

Mas porque Deus não deu ao povo o prazer e o poder imediatos, buscaram seus ídolos.

Quais têm sido os seus ídolos?


Encontrado por Deus em sua infidelidade:

Chamemos de segundo personagem: Paulo que escreve dizendo da sua conversão e que foi encontrado por Deus quando estava na Miséria. E aqui também estamos nós. Não tenhamos medo de deixar que Deus nos encontre em nossas misérias, é exatamente neste momento que podemos recorrer a Deus e deixar que Ele com sua ternura, bondade e misericórdia nos encontre. Não tenha medo de Deus.


Este homem acolhe pecadores e faz refeição com eles:

No Evangelho, encontramos a terceira personagem: É a parábola do Filho pródigo, que tanto conhecemos. Mas quero chamar atenção para a figura do irmão mais velho, que esteve sempre em casa, sempre na companhia do pai e não soube aproveitar essa alegria. Esse é o povo de Deus, é o povo que matou Jesus, é o povo da promessa. Sabiam que o Messias viria mas não aproveitaram quando ele chegou.

Não deixa de ser o mesmo povo de cabeça dura de êxodo, mas não é o segundo personagem que entende sua miséria e aceita ajuda.

O filho mais velho não quis acolher o irmão mais novo que pecou desperdiçando os bens do pai e por isso também pecou por orgulho.

Onde estamos nós? Às vezes perdidos procurando um Salvador, outras tantas vezes encontrados e dentro da casa de Deus negando o amor, a ajuda e o perdão.


Alô meu Deus

Fazia tanto tempo

Que eu não mais te procurava

Alô meu Deus

Senti saudades tuas

E acabei voltando aqui


Andei por mil caminhos

E, como as andorinhas

Eu vim fazer meu ninho

Em tua casa e repousar


Embora eu me afastasse

E andasse desligado

Meu coração cansado

Resolveu voltar


Eu não me acostumei

Nas terras onde andei

Eu não me acostumei

Nas terras onde andei


Caríssimos, o fato é que Deus constantemente nos chama a viver a felicidade completa. Ele é Deus de ternura e de bondade, nunca se cansa de perdoar e oferece o seu perdão a todos, convidando, em especial, os pecadores a entregar-se confiantes em sua misericórdia.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os milagres de Jesus!

Queridos é tempo de buscarmos o Senhor! Procure elaborar você mesmo sua leitura Orante diante dos milagres que Jesus fez em sua vida, e outros que você soube que ele fez. + em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Querido Deus coloco-me diante de ti como o enfermo que precisa do seu toque. Vem tocar em mim, vem Senhor Jesus! Ave Maria ... Liturgia Diária 1ª Leitura - Ef 4,32-5,8 Andai no caminho da caridade, como Cristo. Salmo - Sl 1,1-2. 3. 4.6 Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus. Evangelho - Lc 13,10-17 Esta filha de Abraão, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado? (Lembre-se de ler e reler o Evangelho antes de fazer a prática da Leitura Orante) + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 13,10-17 Naquele tempo: 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e

Como amar o próximo?

Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,* minha força e poderosa salvação. Eleições Presidenciais  "Deus de bondade, estás no controle de tudo, confio em vós, ilumina-nos para escolhermos a quem mais agrade ao seu coração!" Querido irmão e irmã, reze antes de ir para urna, deixe Deus te conduzir que dará tudo certo. Nos momentos mais escuros e indecisos de nossa vida, podemos deixar a Luz de Cristo iluminar o caminho para nós. + em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Silencie. Procure pacificar-se. Fale com o Senhor. Ave Maria ... Liturgia Diária 1ª Leitura - Ex 22,20-26 Se fizerdes algum mal à viúva e ao órfão minha cólera se inflamará contra vós. Salmo - Sl 17,2-3a. 3bc-4. 47.51ab Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação. 2ª Leitura - 1Ts 1,5c-10 Vós vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir a Deus esperando o seu Filho. Evangelho - Mt 22,34-40 Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo.

De onde vem a Leitura Orante?!?

Leitura Orante e Lectio Divina A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é tão antiga quanto o cristianismo. Surgiu no século XIII com o monge Guigo, nos quatro passos preservados até hoje: leitura, oração, meditação e contemplação. A Leitura tem por objetivo ajudar a pessoa a realizar e viver o seu encontro pessoal com Jesus Cristo a partir desses passos. Em 2007, pela primeira vez, um documento oficial do magistério da Igreja Latino Americana reconheceu o método sistematizado da Leitura Orante da Bíblia. De acordo com o Documento de Aparecida, a Lectio Divina é um “novo modo de formar discípulos e missionários de Jesus”. O método ficou muito tempo restrito aos mosteiros e hoje, com o avanço da internet, tem ganhado notoriedade e espaço junto aos jovens. cnbb