Pular para o conteúdo principal

Domingo da Alegria - homilia

A alegria de Deus e de João Batista ao anunciar o Reino de Deus que se aproxima, junto com a ação do Espírito Santo que nos impulsiona.


“E vos darei um novo coração e derramarei um espírito novo dentro de cada um de vós; arrancarei de vós o coração de pedra e vos abençoarei com um coração de carne.” (Ezequiel 36,26)
“Eu sou a voz que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor!” (João 1, 23)
Música: “Espírito, Espírito Santo, transforma-me quero renascer...” – “A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus...”
Convite de Deus a nós hoje:

  1. Escolhidos e Amados;
  2. Renovados e Cheios da Graça;
  3. Anunciadores do Evangelho como João.

“Sempre a caminho com aquela virtude que é uma virtude peregrina: a alegria!” Papa Francisco

1) Escolhidos e Amados
Essa frase do  papa nos ajuda a compreender que como João Batista fomos escolhidos e amados, desde toda a eternidade. Quando no principio Deus pensou na criação eu e você já estávamos nos seus sonhos. Como ficamos felizes quando conseguimos realizar um sonho, imagine Deus quando você foi concebido, Deus ficou extremamente feliz por você ter nascido, pois Ele havia sonhado com você desde toda eternidade. O sonho de Deus vai se realizando a cada dia quando decidimos caminhar.
Qual o projeto de Deus para sua vida:
Ser Humano: Solidão e Relação.
Relacionar-me com Deus; Relacionar-me com os irmãos; Relacionar-me comigo mesmo; Relacionar-me com as coisas; todos esses relacionamentos de maneira harmoniosa e respeitosa, assim cumpre-se o plano de Deus para nossa vida.

2) Renovados e Cheios da Graça
Para caminharmos e viver o Projeto de Deus  precisamos de ajuda e essa ajuda aparece quando assumimos que somos pecadores e necessitados da graça de Deus.
Deixar que meu coração de pedra seja visitado pelo Espírito Santo.
Temos essa necessidade, pois por muito tempo vamos acumulando coisas, situações e pecados que nos afastam de Deus, ou mesmo acabamos por sufocar a graça de Deus em nós. 
E Deus quer tirar de nosso peito esse coração de pedra e nos dar um novo coração de carne.
Essa graça inundante e transbordante que Deus nos concede, a medida que vamos acolhendo (e digo acolhendo porque não acontece de um dia para o outro é processo, é transformação) nos auxilia na vivencia do Projeto de Deus para nós: Deus, outro, eu e coisas.

3) Anunciadores do Evangelho como João
Saber-se amado, estar reconciliado nos impulsiona para realização, graça recebida é graça a ser compartilhada.
Olhemos João Batista que a vida foi milagre, recebeu no ventre da mãe a ação do Espírito Santo e gastou a vida a anunciar o Reino de Deus que esta para chegar com o nascimento de Jesus.
Recebemos graças e nossa vida começa a ser graça para os outros. 
Somos chamados a sermos profetas de nosso tempo e profeta precisa anunciar e denunciar. Anunciar o tempo novo que Cristo nos trouxe e denunciar a ferida que o mundo causa em nossa vida.
Quando denuncia ama e quando anuncia também é por amor.

Abraço Fraterno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os milagres de Jesus!

Queridos é tempo de buscarmos o Senhor! Procure elaborar você mesmo sua leitura Orante diante dos milagres que Jesus fez em sua vida, e outros que você soube que ele fez. + em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Querido Deus coloco-me diante de ti como o enfermo que precisa do seu toque. Vem tocar em mim, vem Senhor Jesus! Ave Maria ... Liturgia Diária 1ª Leitura - Ef 4,32-5,8 Andai no caminho da caridade, como Cristo. Salmo - Sl 1,1-2. 3. 4.6 Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus. Evangelho - Lc 13,10-17 Esta filha de Abraão, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado? (Lembre-se de ler e reler o Evangelho antes de fazer a prática da Leitura Orante) + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 13,10-17 Naquele tempo: 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e

Como amar o próximo?

Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,* minha força e poderosa salvação. Eleições Presidenciais  "Deus de bondade, estás no controle de tudo, confio em vós, ilumina-nos para escolhermos a quem mais agrade ao seu coração!" Querido irmão e irmã, reze antes de ir para urna, deixe Deus te conduzir que dará tudo certo. Nos momentos mais escuros e indecisos de nossa vida, podemos deixar a Luz de Cristo iluminar o caminho para nós. + em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Silencie. Procure pacificar-se. Fale com o Senhor. Ave Maria ... Liturgia Diária 1ª Leitura - Ex 22,20-26 Se fizerdes algum mal à viúva e ao órfão minha cólera se inflamará contra vós. Salmo - Sl 17,2-3a. 3bc-4. 47.51ab Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação. 2ª Leitura - 1Ts 1,5c-10 Vós vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir a Deus esperando o seu Filho. Evangelho - Mt 22,34-40 Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo.

De onde vem a Leitura Orante?!?

Leitura Orante e Lectio Divina A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é tão antiga quanto o cristianismo. Surgiu no século XIII com o monge Guigo, nos quatro passos preservados até hoje: leitura, oração, meditação e contemplação. A Leitura tem por objetivo ajudar a pessoa a realizar e viver o seu encontro pessoal com Jesus Cristo a partir desses passos. Em 2007, pela primeira vez, um documento oficial do magistério da Igreja Latino Americana reconheceu o método sistematizado da Leitura Orante da Bíblia. De acordo com o Documento de Aparecida, a Lectio Divina é um “novo modo de formar discípulos e missionários de Jesus”. O método ficou muito tempo restrito aos mosteiros e hoje, com o avanço da internet, tem ganhado notoriedade e espaço junto aos jovens. cnbb